Representante da Editora IFSul é reconduzida à Diretoria Executiva da ABEU

2023-05-24

Entre os dias 08 e 11 de maio de 2023, aconteceu nas dependências da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Lavras/MG, o 5º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica e a 35ª Reunião Anual ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias). O eixo temático do evento neste ano foi: Ciência aberta, acessos e acessibilidades.

Participaram da Reunião representantes de 41 editoras associadas à ABEU, dentre as quais a Editora IFSul.

A programação do evento contou com a presença de palestrantes da Espanha e da Colômbia, assim como de renomados estudiosos da área no Brasil (https://www.reuniaoanualabeu.com.br/). Foi um excelente momento de aprendizagem para as/os participantes, sejam representantes de editoras universitárias públicas, privadas, confessionárias, comunitárias, assim como para as quatro editoras da Rede IF: IFPA, IFMG, IFPB e IFSul.

Compôs a programação a realização da Assembleia Ordinária das associadas, momento em que foram apresentados relatórios das ações realizadas pela Presidência, Diretorias e pelas cinco Regionais. Foi o momento também de contabilizar os votos – recebidos de forma eletrônica – para a composição da Diretoria Executiva para o biênio 2023-25.

A Editora IFSul, na pessoa da servidora Carla Rosani Silva Fiori, que participou da Diretoria no período 2021-23, foi reconduzida ao cargo de Secretária. Confira a composição completa da Diretoria no site da ABEU (https://abeu.org.br/team/).

A Carta de Lavras

Jéferson Assumção, Diretor da Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, foi convidado para uma roda de conversa no encerramento da Reunião Anual e recebeu do presidente da ABEU, Jézio Gutierre, e da vice-presidente, Rita Argollo, uma carta de compromissos das editoras acadêmicas.

A Carta destaca o esforço das editoras universitárias e acadêmicas em cumprir sua função social, diante de tantos desafios. Entretanto, destaca também a disposição para contribuir firmemente com a reconstrução democrática do País.

O documento está disponível em: https://abeu.org.br/documents/31/Por_uma_pol%C3%ADtica_nacional_do_livro_universit%C3%A1rio_-_Lavras_2023.pdf