EDITORA IFSUL PASSA A SER ASSOCIADA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EDITORAS UNIVERSITÁRIAS (ABEU)

2020-08-05

Fonte: CCS - IFSul.
Disponível em: <http://www.ifsul.edu.br/ultimas-noticias/3318-editora-ifsul-passa-a-ser-associada-da-associacao-brasileira-das-editoras-universitarias-abeu>. Acesso em: 05 ago. 2020.
Publicado: Sexta, 17 de Julho de 2020, 16h11
Última atualização em Sexta, 17 de Julho de 2020, 16h11

A incorporação da Editora IFsul, na semana passada, pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), é mais um capítulo na consolidação da iniciativa da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Propesp). A associação conta com mais de 100 editoras universitárias em todo o país.

A Editora IFSul é um órgão suplementar, de natureza técnica, vinculada à Propesp. Entre seus quatro objetivos principais estão o estímulo à produção científica, tecnológica e literária produzida por e/ou destinada às comunidades interna e externa; editar obras de natureza científica, tecnológica, literária, artística, cultural e didática, preferencialmente com objetivo de suprir as carências de bibliografia para o ensino profissional, técnico, de graduação e pós-graduação; promover ações de divulgação das obras publicadas, proporcionando o acesso à leitura e ao conhecimento técnico e cientifico; e apoiar os mecanismos de socialização da produção intelectual e cultural do IFSul em outros estados da federação, preferencialmente em parceria com outras instituições da rede federal de ensino.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Vinícius Martins, a associação é muito importante na consolidação da Editora IFSul como uma editora acadêmica para a produção de ciência e tecnologia de maneira universal para todo o Brasil. “Essa associação permite a divulgação nacional da Editora IFSul junto com todas as editoras das instituições de ensino superior que produzem a disseminação do conhecimento”, argumenta.

A assistente editorial da Editora IFSul, Carla Fiori, destaca que a Abeu é uma entidade que, desde 1987, trabalha congregando editoras universitárias, buscando facilitar suas atividades para a publicação acadêmica e científica. Ela explica ainda que a entidade atua de forma marcante no cenário nacional e internacional, integrando as editoras em atividades como bienais do livro, feiras e seminários e que disponibiliza em seu sitio serviços e materiais de apoio aos editores, além de um fundamental catálogo unificado das editoras associadas. “Fazer parte da Abeu é colocar-se como membro de uma entidade sólida, poder contar com o apoio para o crescimento e a visibilidade da Editora IFSul”, garante.